Quaresma: convertei-vos e credes no Evangelho
Viver a Quaresma é viver o mistério de Jesus no deserto.
Todos os anos somos convidados à penitência quaresmal, em preparação ao Mistério central de nossa fé, a gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Quaresma é um tempo favorável para a mudanças de hábitos, é um convite para uma verdadeira conversão, a um jejum de atitudes.
Viver a Quaresma é viver o mistério de Jesus no deserto. Por isso, as leituras dos Evangelhos do tempo da Quaresma – ano litúrgico C – são marcadas pelo itinerário penitencial, que nos ajudam a vivenciar este mistério de deserto, nos possibilitando a um jejum de atitudes.
Os dois primeiros domingos abordam as temáticas da Tentação no Deserto e a Transfiguração do Senhor. Nestes relatos temos um duplo aspecto do mistério pascal, que nos recorda a importância do jejum e da oração, para podermos vencer as tentações e ver o rosto glorioso de Jesus, como Pedro, João e Tiago contemplaram. Já os três últimos domingos apresentam a temáticas voltadas para a conversão: a Parábola da Figueira sem Frutos, a Parábola do Filho Pródigo e o relato da mulher adúltera perdoada.
Nos deparamos com um convite à conversão, ao amor misericordioso de Deus, através da reconciliação, finalizando com o perdão incondicional e a exortação a não voltar a pecar. Todas estas ações – perdão, reconciliação, compaixão – próprias da Quaresma, devem também fazer parte de toda nossa caminhada cristã.
Por Diêmes Araújo,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial
Sirlei Bittencourt
Um texto bem escrito! Profundidades e muita fé! Uma reflexão necessária! Meus cumprimentos em nome de Jesus
08:55 - 02/04/2019
Vânia da Rocha Santos
Excelente reflexão!!! Realmente o que precisamos é mudar de atitudes!!!
12:32 - 02/04/2019
Márcia Praseres Azzolini
Diêmes, parabéns pelo texto! Gostei muito!
Grande abraço!
14:11 - 02/04/2019