Papai Noel encontra o Menino Jesus
Todo mundo conhece bem a história do bom velhinho, que todos os anos na véspera do natal sai distribuindo presentes, montado num trenó com suas renas. Diz a lenda que ele passa o ano todo fabricando sonhos para levar à casa das crianças e enquanto elas dormem, ele desce pela chaminé e os deixa na lareira ou em outra parte do lar.
Mas, um belo dia, na metade do ano, o vovô resolveu, dar um passeio pelas casas que ele havia deixado os presentes. Ele se sentia o máximo, pois, no segundo semestre de cada ano, ele era o mais esperado, já estava em todas as partes decorando as lojas, nos anúncios de tv, nas redes sociais. Ele pensava que o natal dependia dele, ou melhor que o natal era ele. Mas para sua surpresa, ao passar pelas casas, percebeu que o fruto de seu intenso trabalho no ano anterior havia se resumido a indiferenças, esquecimentos, embrulhos sequer tocados, outros jogados, quebrados. E o mais triste, que naquelas casas não havia alegria e cada um vivia em seu canto, isolados pelo mundo das tecnologias.
Tamanha foi sua frustração que o barbudo entrou numa crise e estava resolvido a se aposentar. Porém, caiu em si e começou a pesquisar sobre essa história de Natal e viu que a verdadeira festa era para celebrar o nascimento de outra pessoa muito mais importante que ele. Resolveu então, naquele final de ano não levar presente a ninguém, mas ele mesmo iria visitar o lugar onde tudo começou.
Na madrugada do dia 25 de dezembro, o velhinho pegou suas renas, seu trenó, alguns de seus ajudantes e se dirigiu a uma cidadezinha esquecida no Oriente Médio chamada Belém. Procurou pelo lugar e chegou perto de uma estrela muito brilhante e ali se deparou com a mais fantástica visão que um ser humano pode ter.
O bom velhinho entrou na simplicidade daquele lugar e viu um presépio vivo, um casal, animais, pastores em silêncio, uma criança. Então, escutou em seu coração “Este é o meu Filho amado, fazei tudo o que Ele vos disser”. Tamanha foi sua emoção, que se prostrou em adoração diante do Rei dos Reis exclamando em alta voz “Meu Senhor e meu Deus, hoje meus olhos contemplaram a vossa salvação”.
Aquele encontro com o Menino Jesus transformou o coração do bom homem, que passou a preparar o Natal diferente de todos os tempos. Ele finalmente havia compreendido que sua missão de levar alegria a tantos seres humanos só teria sentido a partir do momento em que colocasse em seus presentes a única semente do Natal: Jesus Cristo. Assim, cada criança com suas famílias que recebessem sua visita nos anos vindouros, teriam não apenas um pacote bonito, mas havia ali os reais valores pelos quais a vida tem sentido: amor, fé, esperança, tolerância, respeito, paz, temperança, fortaleza, sabedoria, confiança, luz, misericórdia, unidade, partilha, mansidão, honestidade, bom caráter, enfim Deus acima de tudo.
Então, cada vez que celebrarmos o Natal, lembremos desse encontro do Papai Noel com o Menino Jesus. O bom velhinho colocou no centro de sua vida o maior de todos os tesouros e por isso, descobriu que sua missão era servir Jesus levando aos lares a verdade do Natal.
Desejo que os encontros de nossas famílias neste Natal do Senhor, seja repleto de transformações. Adoremos Aquele que preenche nossa vida e dá sentido à nossa caminhada por um mundo melhor.
Boas festas com as bênçãos do Menino Deus!
Pe. Nilton Cesar Boni cmf
About Author
Missionário Filho do Imaculado Coração de Maria - Claretiano. Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP e Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba/PR. Pós-graduado em Espiritualidade pela FAVI. É vigário paroquial da Paróquia do Imaculado Coração de Maria e formador dos estudantes de teologia. | Contato: [email protected]
Osni
Ah! Se agora se ainda hoje fosse festejada a vinda do Menino Jesus,seria maravilhoso.. Mas a festa se faz no alvoroço da troca de presentes e na hora da ceia.O Menino que seria ser festejado fica esquecido.Nåo gosto desse Natal.Padre sua mensagem foi questionadora
..
16:21 - 21/12/2017