Oração do dia 21/01 – Santa Inês

Evangelho do dia comentado

21 de janeiro de 2023 – Santa Inês

Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho – Marcos 3,20-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

3 20 Jesus e seus discípulos dirigiram-se em seguida a uma casa. Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento.

21 Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam: “Ele está fora de si.”

Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho:

A REJEIÇÃO DOS PARENTES

As dificuldades para Jesus começaram com seus próprios parentes. Consideraram-no louco. Julgavam vergonhoso vê-lo falar e dizer coisas que lhes parecia fora de propósito.

A rejeição dos familiares de Jesus fundava-se numa série de preconceitos contra ele: era filho de uma família pobre, como poderia apresentar-se com uma sabedoria tão alta? Tinham-no visto crescer. Pensavam conhecê-lo muito bem. Como, agora, ele se punha a fazer milagres, mais parecidos com atos de magia? Sua origem era humilde. Como tanta gente ia atrás dele, como se fosse uma pessoa importante? Alguma coisa estava errada. Jesus só podia estar louco. Era preciso dar um basta àquela situação.

A mentalidade fechada dos parentes de Jesus impediu-os de perceber que, naquele homem tão conhecido deles, algo de muito especial estava acontecendo. As palavras do Mestre, ditas com tanta autoridade, e seus milagres em favor das multidões revelavam a presença da misericórdia divina. Embora vissem tantas pessoas serem agraciadas pela bondade de Jesus e ouvissem dele palavras revolucionárias, muito mais inspiradoras e exigentes que as dos mestres da Lei, insistiam no desejo de silenciá-lo. Entretanto, a violência dos familiares não intimidou Jesus, pois ele continuou, tranquilamente, sua missão.

Fonte: Dom Total.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial