Oração com Cânticos de Taizé

Vamos iniciar em nossa Paróquia a Oração com Cânticos de Taizé.

No próximo sábado, 16 de setembro, começaremos às 17h30 com a acolhida e explicação sobre Taizé e também os ensaios dos cânticos.
E às 18h, daremos início a Oração.

A sua história, o início

Tudo começou em 1940, quando o irmão Roger, com 25 anos de idade, deixou o seu país de origem, a Suíça, para ir viver em França, país de sua mãe. Quando era mais novo, tinha estado imobilizado durante vários anos devido a uma tuberculose pulmonar. Durante esta longa doença, tinha amadurecido em si o chamamento para criar uma comunidade.

No momento em que começou a Segunda Guerra mundial, teve a certeza de que, tal como a sua avó tinha feito durante a Primeira Guerra mundial, deveria vir imediatamente em ajuda daqueles que atravessavam a dura provação da guerra. A pequena aldeia de Taizé, onde se fixou, ficava muito próxima da linha de demarcação que cortava a França em duas partes: estava bem situado para acolher refugiados fugidos da guerra. Amigos de Lyon ficaram reconhecidos por poderem indicar a aldeia de Taizé aos que tinham necessidade de refúgio.

Continue lendo aqui sobre a história de Taizé https://www.taize.fr/pt_article6564.html

Taizé-Setembro2017

 

Os cânticos meditativos

A oração através de cânticos é uma das expressões mais essenciais da busca de Deus. Cânticos breves, repetidos várias vezes, sublinham o caracter meditativo. Em poucas palavras, eles exprimem uma realidade fundamental, rapidamente captada pela inteligência. Repetida até ao infinito, esta realidade é pouco a pouco interiorizada pela pessoa na sua totalidade. Os cânticos meditativos abrem-nos assim à escuta de Deus. Numa oração comunitária, eles permitem a todos participar e permanecer juntos na espera de Deus, sem que o tempo seja demasiado cronometrado.
Para abrir as portas da confiança em Deus, nada pode substituir a beleza das vozes humanas unidas pelo canto. Esta beleza pode fazer entrever «a alegria do céu sobre a terra», como o exprimem os cristãos do Oriente. E começa a desenvolver-se uma vida interior.

Estes cânticos também sustém a oração pessoal. Eles construem pouco a pouco uma unidade da pessoa em Deus e podem tornar-se subjacentes no trabalho, nas conversas, no descanso, ligando oração e vida quotidiana. Mesmo inconscientemente, eles prolongam em nós uma oração, no silêncio do nosso coração.

Os cânticos meditativos de Taizé são simples, mas a sua utilização numa oração comunitária requer uma preparação. Para que a oração guarde o seu caracter meditativo, esta preparação faz-se separadamente.

Durante a oração não é aconselhável que se dirijam os cânticos, para que os olhares de todos se fixem na cruz, nos ícones ou no altar (com uma grande assembleia é possível dirigir muito discretamente um pequeno coro, onde alguns instrumentos podem ajudar). O animador dos cânticos coloca-se normalmente à frente, juntamente com os que lêem o salmo, os que fazem a leitura e as intercessões, não estando virados para os participantes, mas sim para o altar como os outros. Para encontrar a nota inicial é melhor utilizar um diapasão ou um instrumento. A pessoa que entoa deve também ter em conta o ritmo, que pode ter tendência a ser demasiado lento. Quando o número de participantes começa a ser considerável é necessário utilizar um microfone, de preferência que não esteja fixo, para entoar e terminar os cânticos (que se terminam com um «Amen» na última nota). Aquele que entoa os cânticos pode ajudar cantando ao microfone, sem impor a sua voz. Para uma grande assembleia é essencial ter uma boa sonorização. Se necessário, verificar a instalação antes da oração e fazer um ensaio das vozes com todos os que utilizam um microfone.

Os cânticos em diversas línguas são destinados antes de mais a grandes assembleias internacionais. Num grupo local aberto a todas as gerações é melhor escolher exclusivamente cânticos em português ou latim. Se possível, dar a cada pessoa uma folha com o texto dos cânticos. Integrar também um ou outro cântico do repertório local.

Instrumentos: A guitarra ou um instrumento com teclado sustentam a estrutura e harmonia dos cânticos. Eles servem principalmente para manter o tom e o ritmo exactos. O guitarrista deve utilizar um estilo clássico! Se não se ouve suficientemente, utilizar um microfone. Para além deste acompanhamento de base, existem acompanhamentos para outros instrumentos.

Fonte: https://www.taize.fr/pt_article585.html

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.