Meditações Pascais – 21 de maio
- By: Paróquia Imaculado Coração de Maria
- Posted on: 21/05/2020
- Comments are off
Ele está no meio de nós
Padre Valter Maurício Goedert
Quinta-feira | 21 de maio de 2020
POR QUE ESTAIS PREOCUPADOS? (Lc 24,38)
No evangelho de Mateus Jesus convida a nos abandonar-mos nas mãos da providência: “Não vos preocupeis com vossa vida quanto ao que haveis de comer, nem com vosso corpo quanto ao que haveis de vestir… Olhai as aves do céu… aprendei dos lírios do campo… Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua graça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,25-33).
As preocupações e as dúvidas alimentam o medo, os conflitos; geram ansiedade e desconfiança. A “ausência de Deus” dá origem à desestruturação humana e espiritual. Onde não há ponto de referência, reina a insegurança. Não se pode servir a dois senhores; ser indefinido na conduta moral.
Há preocupações e dúvidas que são positivas e que nos desafiam no aprofundamento de nossas convicções e de nossa confiança em Deus. Fazem parte da pedagogia divina. São Paulo convida a buscar a unidade da fé e o pleno conhecimento do Filho de Deus; desejar o estado de homem perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4,13).
Preocupações vãs são aquelas que nos mantêm presos ao egoísmo, ao desamor, aos interesses mesquinhos, à visão míope da realidade. São prejudiciais quando nascidas da auto-suficiência, da ânsia incontrolada de tudo querer resolver, de construir celeiros maiores para armazenar nossas conquistas humanas, e dizer a nós mesmos: “minha alma, tens uma grande quantidade de bens em reserva para muitos anos; repousa, bebe, regala-te” (Lc 12,19)!
Muitos, porém, vivem na dúvida, porque não lhes são apresentados motivos de credibilidade. Paulo VI afirma que o testemunho de uma vida autenticamente cristã, entregue nas mãos de Deus, numa comunhão que nada deverá interromper e dedicada ao próximo com zelo sem limites, é o primeiro meio de evangelização (EN 41). O Apóstolo Pedro, por sua vez, adverte: “Quem vos há de fazer mal, se sois zelosos no bem? Se sofreis por causa da justiça, bem-aventurados sois! Não tenhais medo, nem fiqueis perturbados! Antes, glorificai a Cristo em vossos corações, estando sempre prontos a dar a razão de vossa esperança a todo aquele que pede” (1Pd 3,13-15).
O verdadeiro amor supera qualquer dúvida: “Não há temor no amor, ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor” (1Jo 4,18). Jesus sabe que passamos por momentos de provação, de angústias, de incertezas. Fazem parte do crescimento na fé. As dificuldades que Deus nos apresenta não são castigos, mas convites a pôr nele total confiança, deixando para trás as desilusões da vida, avançando na direção da meta que nos é proposta (Fl 3,14). Ninguém jamais confiou em Deus e ficou desiludido. Como o sol, Deus continua presente, mesmo quando nuvens escuras o encobrem momentaneamente! Senhor, em ti espero: não serei confundido!
DISCÍPULOS DE CRISTO RESSUSCITADO
Senhor,
Deus de amor,
que renovas constantemente
tudo quanto saiu de tuas mãos:
purifica tua Igreja,
a fim de que seja de seu Esposo glorioso,
e, desse modo,
possa levar a termo
a obra que lhe confiaste
de tornar teu Reino presente,
em nosso mundo,
em nossos dias.
Faz com que,
seguindo o exemplo
e o mandamento de teu Filho,
saibamos encontrar sentido novo
para nosso trabalho
e para nossas ânsias diárias.
Que nosso amor e nossa fraternidade
sejam sinal e testemunho
que nos identifiquem
como discípulos do Ressuscitado.
Livro: Padre Valter Maurício Goedert – Ele está no meio de nós – Meditações Pascais
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial