Meditações Pascais – 18 de maio
- By: Paróquia Imaculado Coração de Maria
- Posted on: 18/05/2020
- Comments are off
Ele está no meio de nós
Padre Valter Maurício Goedert
Segunda-feira | 18 de maio de 2020
O ESPÍRITO É QUE VIVIFICA (Jo 6,63)
O dom do Espírito é fruto essencial da Páscoa. Não se pode celebrar qualquer sacramento, muito menos o sacramento da Eucaristia, sem sua presença e sua eficaz ação. Por sua atuação misteriosa a celebração litúrgica manifesta e atualiza a presença de Cristo. Seu mistério, no entanto, não pode ser reduzido a uma piedosa recordação. O Espírito Santo é a alma da liturgia, sua vitalidade, seu princípio.
A eficácia das palavras de Cristo pronunciadas na última Ceia, não exclui, ao contrário, implica a ação do Espírito, indicada pela imposição das mãos sobre os dons a serem consagrados. A anáfora de São Basílio implora: “Desça sobre nós, vossos servos, o Espírito Santo, e sobre estes dons que de vós recebemos. Que ele os santifique e os converta em alimento sagrado aos santos. Que este pão se converta no Corpo de nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, para a remissão dos pecados, e para que alcancem a vida eterna todos os que o recebam”.
Sua ação concreta, que confere eficácia a toda celebração, atinge também a comunidade: dessa forma os participantes ofereçam suas vidas juntamente com o sacrifício de Cristo. Porque estamos unidos em um só corpo, no Espírito, podemos nos transformar por Cristo, com Cristo e em Cristo, em sacrifício vivo para o louvor de sua glória.
Na celebração litúrgica todo fiel se torna, ou é chamado a se tornar o que recebe, o que é anunciado, e o que é celebrado. O mistério professado e proclamado para a vida do mundo transforma-se em ação de graças, em eucaristia. Essa ativa e frutuosa participação exige, também ela, a ação do Espírito, que opera a união entre mistério e vida, entre vida e ação litúrgica.
O Espírito personaliza e interioriza o dom, cria as disposições necessárias para que a vida de cada cristão cresça e se desenvolva, segundo a medida de Cristo. Com sua ação, o Espírito reúne os filhos de Deus dispersos, para que haja um só rebanho e um só pastor.
Invocado sobre o pão e o vinho, a fim de que se transformem no Corpo e no Sangue de Cristo, o Espírito é igualmente invocado sobre a comunidade para que se disponha a aprofundar o mistério que celebra através de plena participação. O Espírito Santo é Pessoa-Dom. Entrar em contato com ele é participar da vida trinitária com o Pai e o Filho.
IDENTIDADE DO ESPÍRITO
O Espírito é amor.
O Espírito é vida.
O Espírito é vínculo da paz.
O Espírito é força.
O Espírito é coragem.
O Espírito é intuição.
O Espírito é beleza.
O Espírito é harmonia.
O Espírito é inspiração.
O Espírito é chamado.
O Espírito é vocação.
O Espírito é alento.
O Espírito é respiração.
O Espírito é sussurro.
O Espírito é sopro.
O Espírito é luz.
O Espírito é vigor.
O Espírito é ardor.
O Espírito é fogo.
O Espírito é trégua.
O Espírito é criador.
O Espírito é sutil.
O Espírito é imprevisível.
O Espírito é incompreensível.
O Espírito é irreprimível.
O Espírito é paciente.
O Espírito é bondoso.
O Espírito é fiel.
O Espírito é generoso.
O Espírito é discreto.
Livro: Padre Valter Maurício Goedert – Ele está no meio de nós – Meditações Pascais
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial