“Entregue seu caminho a Deus, nele confie, e Ele agirá” Sl 37, 5
Pedimos ao nosso Diácono Fagner Geraldo de Almeida Pereira, cmf que nos concedesse um texto falando sobre sua vocação e como foi sua experiência durante estes anos no seminário.
O Diácono Fagner será ordenado padre no dia 05 de março de 2016 na cidade de Sete Lagoas/MG. Veja AQUI o convite!
Segue o texto:
“Meu nome é Fagner Geraldo de Almeida Pereira, tenho 32 anos e sou natural de Sete Lagoas/MG. Acredito que a fé da minha família professada e vivida na comunidade – principalmente de minha mãe, Maria da Conceição – foi o principal motivo que fez germinar a minha vocação. Minha mãe sempre incentivou os filhos na vida de fé dentro da Igreja. A participação assídua nas missas dominicais foi aos poucos comovendo meu interior e levou-me a um comprometimento com as atividades e necessidades das pastorais. Com o passar do tempo, fui percebendo que me faltava formação necessária e adequada para ajudar o povo de Deus em sua caminhada cristã, o que me motivou a aprofundar minha fé e os conhecimentos de nossa religião. Na busca de conhecer mais a Deus e a Igreja é que senti vontade de servi-lo com mais radicalidade.
Em meio a essa busca pessoal, no ano de 2006, recebi o convite de um dos catequistas de minha paróquia – Marco Tulio – para iniciar um processo de acompanhamento vocacional e para conhecer a Congregação do Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos). Recordo bem que neste ano era noviço Rodrigo Castro Moreira (nosso irmão padre, de saudosa memória, falecido no ano 2012). O então noviço Rodrigo Castro foi quem me acolheu de forma bem fraterna na casa de formação de Contagem-MG para participar do meu primeiro ENVOCLA (Encontro Vocacional Claretiano).
Após este primeiro contato, prontamente aceitei fazer os outros encontros de acompanhamento/discernimento e no ano seguinte ingressei no seminário de Batatais “Pe. Mariano Avellana” para cursar Filosofia. Dentro do seminário, num clima de fraternidade e compromisso com a formação, tive a oportunidade de aprofundar o chamado que o Senhor me fazia e gradativamente me preparar para assumir a missão da Congregação.
Posso dizer que a caminhada formativa é um tempo muito bonito e ao mesmo tempo desafiador: um período de muitas descobertas e de confronto com a realidade mais profunda do nosso ser.
Desde o meu ingresso em Batatais já se passaram mais de 8 anos! Tenho boas recordações de muitas experiências que me proporcionaram um verdadeiro encontro com Deus. Poderia citar inúmeras, mas penso que vale destacar duas delas: o ano de noviciado na cidade de Cochabamba/Bolívia – uma nova cultura e uma forma de ser Igreja, bem diferente da concepção de Igreja que eu já estava acostumado. Sem dúvida, esta foi uma experiência ímpar que marcou profundamente minha vida espiritual. Um segundo momento marcante foi participar dos exercícios espirituais de 30 dias, realizado durante a experiência do Segundo Noviciado no Chile em janeiro deste ano. Foram longos dias de silêncio absoluto e longe de tudo que poderia distrair da escuta da Palavra de Deus. Desta experiência ressoa a alegria e a certeza de que vale doar a vida pela causa do Reino.
Retornando do Chile fiz a minha Profissão Perpétua dos Votos de Castidade, Pobreza e Obediência e iniciei a preparação imediata para o Diaconato – primeiro grau do Sacramento da Ordem – recebido nesta paróquia no dia 16 de maio passado. Agora, após a preparação intensiva para a ordem do Presbiterado, alcançarei a graça de recebê-lo no dia 05 de março de 2016 em minha cidade natal.
Sabendo da responsabilidade que implica essa missão, assumo esse ministério consciente de que só é possível desempenhá-lo contando cada dia com a graça de Deus e a oração do povo.
Após a minha ordenação, a Congregação me confiou como trabalho missionário a tarefa da animação vocacional. Através deste trabalho percorrerei os diversos rincões do nosso país expandindo o carisma missionário do nosso pai Fundador – Santo Antônio Maria Claret. Por este motivo, conto com o apoio e orações de todos vocês e agradeço pelos quatro anos de convivência e aprendizado nesta comunidade paroquial.“
Deixo-vos o meu abraço fraterno.
No coração de Maria,
Diácono Fagner Geraldo, cmf.
Agradecemos pela sua ajuda e trabalho pela Congregação dos Missionários Claretianos e desejamos força e muitas bênçãos na sua nova caminhada, Diácono Fagner. Conte com as nossas orações!
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial
Leave a Reply