ELE RESSUSCITOU! É a Primavera de Deus nos invernos existenciais
Tenhamos sempre essa certeza: a ressurreição de Cristo é a primavera de Deus que acontece nos invernos de nossa existência.
Chegaram quando a aurora recém anunciava o seu esplendor. Era manhã de domingo. Eram mulheres. “Quem rolaria aquela pesada pedra da entrada do túmulo?”, diziam entre si enquanto caminhavam. Não falavam do luto, da tristeza ou da dor que as envolvia, mas de um obstáculo, uma pedra que separava suas vidas daquele corpo sem vida pela vida que tanto amou. Humanamente sabiam que não poderiam mover a pedra, mas um sentimento as movia a ir ao seu encontro, algo maior que suas forças. Aquela pedra seria o primeiro sinal de que o humanamente impossível desvelaria algo muito maior.
Ele esteve preparando esse encontro, sua alegria em poder reencontrar os seus não poderia ser contida, mas conhecia muito bem aqueles que o seguiram pelos caminhos da Galileia. Sabia que era necessário um passo de cada vez. Por isso, começa pelas mulheres, possivelmente por sua maior capacidade de abrir-se ao mistério. Aquela grande pedra seria o segundo passo. A pedra havia sido movida, agora poderiam entrar no sepulcro. Parecia que alguém havia intuito que elas iriam vê-lo, mas quem? Não sabiam quem, o importante é que agora teriam livre acesso ao santuário, ao mistério. O silêncio do sepulcro foi interrompido por um jovem que lhes diz: ‘Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito’.
Aquele jovem, com uma verdadeira pedagogia divina, soube conduzi-las ainda mais ao mistério. Aquelas palavras ressoaram no ouvido daquelas mulheres como uma bela melodia que acalma o espírito. “Ele ressuscitou…”
Mas onde poderiam encontrá-Lo? Nenhum lugar melhor que na Galileia. Seria onde tudo começou. O caminho dos discípulos de regresso à Galileia – por aqueles mesmos caminhos onde há poucos dias o seu Mestre caminhava com eles – seria a preparação para o encontro. Aquela certeza de que “Ele irá à vossa frente” é como se dissesse que Ele está preparando uma grande festa, uma grande surpresa.
Aquelas palavras ainda ressoam nos corações que buscam, que se abrem ao mistério. Se dirige a nós, convidados a ir às “Galileias” de nossa existência, ali onde a vida acontece cotidianamente. Galileia é onde a vida se reafirma a cada amanhecer, não obstante às dificuldades. Ele nos espera. Não tenhamos medo. Vamos ao seu encontro, pois Nele há uma explosão de vida que enxuga nossas lágrimas, que reacende a esperança perdida e dá uma sentença à morte: a vida venceu!
Para muitos a vida de Jesus termina na cruz, vivem suas vidas como uma constante sexta-feira santa, outros dão um passo a mais, mas permanecem no sábado santo do vazio, da ausência de Deus, como se Ele não existisse; mas há muitos outros que, assim como aquelas mulheres, dão um passo mais. Chegam à manhã da ressurreição, da vida plena. Celebremos, pois, a Páscoa com alegria, com a alegria de ir ao encontro Daquele que um dia nos encontrou em nossas Galileias. Tenhamos sempre essa certeza: a ressurreição de Cristo é a primavera de Deus que acontece nos invernos de nossa existência.
Por: Padre Eguione Nogueira, cmf
About Author
Missionário claretiano, nasceu em Ceres-GO aos 15 de fevereiro de 1987. Ingressou no Seminário Menor da Congregação dos Missionários Claretianos em Pouso Alegre-MG no ano 2002, cursando o Ensino Médio. Entre os anos 2005 e 2007 cursou Filosofia nas Faculdades Claretianas de Batatais-SP. Fez o noviciado na cidade de Cochabamba-Bolívia, onde emitiu os Primeiros Votos Religiosos no ano 2009. Entre os anos 2009 e 2013 cursou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba-PR, sendo que em 2011 fez uma experiência apostólica em Moçambique. Foi ordenado presbítero no ano 2014 e destinado a trabalhar na cidade de Contagem-MG como vigário paroquial e auxiliar de formação. Entre 2015 e 2017, estudou Teologia Pastoral na cidade de Madri. Permaneceu como pároco em nossa comunidade de 2019 a 2023. Atualmente é o Superior Provincial dos Missionários Claretianos no Brasil.