Claret Contigo – 29 de março
Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador
29 de março de 2020
“A humildade é como a raiz da árvore e a mansidão é o fruto” (Aut 372).
RAIZ E FRUTO DA VIDA CRISTÃ
Hoje em dia se fala muito de autoestima, necessária para um mínimo de saúde mental; não faz bem desprezar-se a si mesmo. O Evangelho, com seus conhecidos paradoxos, é capaz de compaginar autoestima e modéstia. Jesus louvou os simples, convidou-os a sentirem-se pequenos, mas não desprezíveis. A ninguém deixou complexado; antes, foi um defensor da saúde psíquica ao afirmar a dignidade do filho de Deus que todo ser humano possui. Aos pecadores públicos, desprezados e sem esperança de salvação, lhes assegurou a acolhida e a recuperação pelas mãos de Deus: “Hoje entrou a salvação nesta casa” (Lc 19, 9), disse a Zaqueu. E a mulher curvada, Jesus a curou, inclusive transgredindo o sábado, porque, sendo uma “filha de Abraão” (Lc 13, 16), não era justo que padecesse um permanente flagelo.
Mas Jesus não ensinou a ninguém a ser um fanfarrão, nem a gabar-se por nada; para Jesus as pessoas sadias não precisam de reconhecimento, como não precisava Ele, que, quando queriam proclamá-lo rei, fugia ao monte a orar na solidão. Jesus convidava as pessoas a reconhecerem a própria grandeza de filhos de Abraão e de filhos de Deus, mas como um presente de Deus e a viverem humildemente agradecidas pelos dons recebidos.
O Padre Claret viveu profundamente a humildade; ao ver-se consagrado bispo e portador de títulos e grandes cruzes, escreveu sobre si mesmo: “eu sou um burro carregado de joias”. Nunca escondeu estas joias, mas confessou a grandeza do amor de Deus sobre ele: “o Senhor se dignou servir-se desta miserável criatura para fazer coisas grandes” (Aut 703). Esta humildade lhe ensinou a não sentir-se com direito a nada e, por isso mesmo, a não alterar-se quando algo não lhe fosse dado. A mansidão era nele, portanto, fruto da humildade, além da escolha pessoal para assemelhar-se a Jesus.
Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial