Claret Contigo – 29 de agosto

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

29 de agosto de 2020

“Comecei as missões no ano de 1840, quando estávamos em guerra civil entre Realistas e Constitucionalistas, andando com muito cuidado para não dizer alguma palavra sobre política, a favor ou contra um dos dois partidos” (Aut 291).

PRUDENTES COMO SERPENTES

O ser humano é social por natureza, tende a formar grupo sob as formas mais variadas. É natural que se formem grupos por afinidade política, cultural, religiosa. Inclusive um dos elementos que mais tem ajudado o crescimento da humanidade é a existência da diversidade de tendências e orientações nas comunidades humanas.

O problema surge quando as opções se divergem e chegam a todo tipo de confronto. Se olharmos com atenção, percebemos que toda a história da humanidade tem estado caracterizada por guerras e enfrentamentos de toda índole. Muitas guerras foram civis: entre os membros de uma mesma nação.

O texto do Padre Claret que hoje comentamos narra justamente as dificuldades que surgiam na hora de anunciar a Boa Nova de Jesus, em meio a uma guerra entre concidadãos. Sua preocupação fundamental era que a Palavra de Deus chegasse a todos, para isso era indispensável que ele não se manifestasse partidário de nenhum dos grupos contendentes. Este era seu cuidado; sua segurança pessoal não o preocupava sobremaneira.

Para que, em uma situação assim, o conteúdo não se perdesse, era necessário uma especial habilidade por parte do pregador, que sem dar a impressão de estar a favor de uns e contra outros, não podia mostrar-se indiferente diante do sofrimento de todos. Nossa mensagem, sem ser ingênua ou fora da realidade, deve estar a favor dos mais fracos (cf. Mt 25, 31-46), mas sem exacerbar divisões que não conduzem a nada.

Talvez poucas vezes nos toque estar em meio a uma guerra, mas frequentemente devemos transitar entre conflitos, enfrentamentos e divisões. Será preciso não esquecer nossa missão de anunciar um Evangelho de reconciliação e de paz e favorecer toda iniciativa de diálogo.

A mim me tocou abordar alguma situação especialmente conflitiva? Que meios me foram mais eficazes para conseguir uma conciliação entre os contendentes?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial