Claret Contigo – 27 de janeiro
Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador
27 de janeiro de 2020
“Você não pode fazer ideia de quanto trabalha o inferno contra mim: calúnias, as mais atrozes, palavras, obras, ameaças de morte; lança mãos de tudo para ver como me desprestigiar e me assustar; mas, com a ajuda de Deus, não faço caso” (Carta ao Pe. Xifré, 15.1.64, em EC II, p 747)
NÃO NOS VENÇA A FORÇA DO MAL
A vida missionária do Padre Claret é de inspiração bíblica. Seu grande modelo é o mesmo Jesus Cristo que reúne os Apóstolos para fazer uma comunidade com vocação evangelizadora. E se inspira também na palavra, vida e atividades do Apóstolo Paulo. Tanto a Jesus como a Paulo não faltaram dificuldades, oposição à mensagem e inclusive ataques pessoais. Algo semelhante aconteceu ao missionário Claret nas diferentes etapas da sua vida.
Claret denomina “inferno” o conjunto de obstáculos que encontra em sua ação evangelizadora. Mas talvez no modo de situar-se diante deste “inferno” residia uma das melhores oportunidades para evangelizar. Não se anuncia a Boa Nova só com palavras; é fundamental o testemunho de vida pessoal e coletivo. E Claret soube disto desde seus primeiros passos como evangelizador.
Não se luta contra o mal usando suas mesmas armas, mas com a força do bem (cf. Rm 12,21), do perdão e da misericórdia. Não se acaba com os inimigos procurando sua destruição, mas procurando que o amor e a fraternidade sejam mais fortes que o ódio. E não usando uma linguagem ou um estilo de vida agressivo, mas com o estilo de Jesus, que “expõe” e “propõe” com firmeza e mansidão ao mesmo tempo.
Claret diz que consegue vencer o mal “com a ajuda de Deus”. Este é o caminho adequado. Recebemos a vocação de viver como filhos e filhas do nosso Pai celestial, que faz sair o sol sobre os maus e sobre os bons e faz chover sua graça e sua bondade sobre justos e injustos (cf. Mt 5,45). E se confiou a nós a tarefa de sermos testemunhas da luz inclusive em momentos em que parece que a obscuridade poderia apagá-la por completo (cf. Jo 3,19).
Qual é minha atitude diante dos obstáculos que me impedem viver segundo minhas convicções de crente? De onde tiro as forças para vencer estas dificuldades?
Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial