Claret Contigo – Meditação Diária

Todos os dias uma meditação sobre o nosso Padre Fundador

25 de dezembro de 2019 – Batizado de Santo Antônio Maria Claret – Natal do Senhor

“Fui batizado na pia batismal da paróquia de Santa Maria de Sallent, no dia 25 de dezembro, no mesmo dia do Nascimento do Senhor, no ano de 1807, embora nos livros paroquiais se diga 1808” (Aut 4).

A VIVÊNCIA BATISMAL

Entre os biógrafos houve uma questão histórica que não havia preocupado o Padre Claret; durante um tempo se discutiu se havia nascido em 1808 ou em 1807, devido à irregularidade nos livros paroquiais.
Depois de mencionar na Autobiografia seu nascimento em Sallent, Claret nos diz do seu nascimento em Cristo e na comunidade cristã. Em seu batismo foi consagrado com a efusão do amor de Deus Pai por meio do Espírito Santo em seu coração (cf. Rm 5,5). Ele alimentou este dom divino ao longo da sua vida com o desejo de identificar-se com o amor de Cristo, que o impelia (2Cor 5, 11): “A caridade de Cristo me impele, me faz correr de um povoado a outro” (Aut 212). Em seu ministério episcopal em Santiago de Cuba, em sintonia com este lema de São Paulo, foi obrigado a percorrer três vezes aquela enorme diocese para partilhar sua experiência do amor de Cristo.
Claret vivia com fome e sede do amor de Deus (Aut 444): “Sim, meu Jesus, eu vos peço amor, grandes chamas deste fogo” (Aut 446). Esta foi sua oração constante. Sentia-se obrigado por este amor a amar a seu próximo, “por mil razões” (Aut 448). Neste processo de viver profundamente o amor de Cristo, via o Coração de Maria como uma frágua em que se aquece no amor e na misericórdia de Deus (Aut 270; 447). Sentia-se inflamado pelo fogo do amor de Cristo, que o manteve disposto a dar o sangue e a vida para aliviar a dor humana. Neste sentido, sua vivência batismal o fez viver ressuscitado com Cristo e morrendo ao pecado.
Nosso batismo não é um mero rito sacramental e, menos ainda, uma celebração social. É um nascer de novo como filhos e filhas de Deus, que deve levar-nos a gozar e agir; estar inseridos em Cristo implica viver da sua glória e operar segundo seus sentimentos.


Você se lembra da data do seu batismo? Celebra aniversário de batismo? O fato de recordar provoca em você um estímulo no seguimento de Jesus?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial