Claret Contigo – 25 de agosto

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

25 de agosto de 2020

“Fiz uma escola para a Educação das meninas e comprei uma casa para as Irmãs, que me custou aproximadamente doze mil duros”. (Aut 561).

EVANGELIZAR EDUCANDO

Nesta seção da Autobiografia, Claret oferece um resumo do que foi seu grande trabalho apostólico e social como Arcebispo de Santiago de Cuba. Muito pouco tempo depois da sua chegada à sua Diocese, informou-se sobre a educação das crianças. Sobre Santiago, escreveu: “o ensino para as meninas talvez seja o que está melhor montado na cidade; há dois Colégios, eu os visitei” (EC I, p. 557). Não encontrou tão bem atendida a educação dos meninos, por isso solicitou ao governo de Madri licença para que viessem Vicentinos e Jesuítas para os colégios (EC I, p. 652).

Mas apareceu uma oferta para intensificar a atenção às meninas: a Venerável Madre Antônia Paris desejava fundar em Santiago um convento de clausura dedicado ao ensino, como era frequente na época, sob a orientação e autoridade de Claret, a quem havia conhecido em Tarragona em 1850. Em 1852 se transladou a Cuba com quatro companheiras e se puseram a trabalhar. Os trâmites tiveram sua duração e empecilhos, como tudo naquela época. Finalmente, no dia 25 de agosto de 1855, pode Claret deixar oficialmente estabelecido o convento com o colégio para as meninas. Nascia a Congregação das Missionárias Claretianas.

Claret deu grande importância à educação. Quando fazia as visitas pastorais, “visitava em todas as localidades as escolas dos meninos e das meninas” (Aut 560). Um ano antes de morrer, dizia a seus Missionários que havia conhecido em Roma uma Congregação de Irmãos educadores e que lhe parecia que “atualmente são os que fazem um bem enorme à Igreja” (EC II, p.1406); por isso lhes recomendava assumirem também este ministério.

O fato que hoje comemoramos mostra-nos a atenção do Arcebispo Claret para com seus deveres como pastor: cuidar das diversas frentes de evangelização e dar pistas para novos carismas ou formas de espiritualidade e apostolado na Igreja.

Somos nós construtores de Igreja, abertos à pluralidade e complementariedade de serviços?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial