Claret Contigo – Meditação Diária
24 de dezembro de 2019
“É melhor fazer menos com paciência, mansidão e amabilidade, que fazer mais com precipitação, com raiva, sem vontade e xingando, pois o povo se escandaliza com isto” (Propósitos do ano de 1863, em AEC p. 703).
A DOÇURA, O MEIO EFICAZ
Certamente no fundo desta frase de Claret há uma profunda experiência que poderíamos formular mais ou menos assim: quem salva as pessoas é Deus; não somos nós. Todo cristão e o missionário em particular, tem a vocação de ser testemunha, reflexo ou transparência do desejo de Deus de que todos cheguem a conhecê-lo, a estar conscientes do seu amor e querer viver em comunhão com Ele (cf 2 Tim 2,4). Quem o faz “com precipitação, com ira, sem vontade ou protestando” não estará transmitindo uma ‘boa nova’, nem muito menos será testemunha do Deus da bondade e da misericórdia. A consequência será “que o povo se escandalize” ou não aceite a mensagem cristã, não por causa da mensagem, mas pela forma como lhe chega esta mensagem.
Este modo de agir que se propõe significa estar plenamente convencido de que somente se pode evangelizar na medida em que cada um é evangelizado e é o primeiro em sentir-se interpelado e deixar-se converter pela Palavra que proclama. O mesmo pode dizer-se a nível comunitário. Claret chega a dizer que o sacerdote que trabalha sem amabilidade serve ao diabo e não a Jesus Cristo (cf. Aut 376). Se nós devemos ser testemunhas da presença salvadora de Deus no meio da humanidade, lembremo-nos de que Deus está onde há alegria, bondade, paz, amabilidade, respeito, atenção pelas pessoas (cf. Gl 5,22).
Por isso é importante que existam famílias, comunidades religiosas, grupos de jovens ou adultos, comunidades de base, onde os valores evangélicos se vivam em um clima de prazerosa fraternidade. A mera existência destas comunidades é já um grande meio de evangelização e escola de novos evangelizadores.
Olhando-me a mim mesmo, o que é que domina em minha vida: a amabilidade e a paz interior, ou a ira e o nervosismo, embora com motivos? De onde procedem estas atitudes negativas que tanto podem prejudicar a mim mesmo e aos demais?
Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial