Claret Contigo – Meditação Diária
Todos os dias uma meditação sobre o nosso Padre Fundador
19 de dezembro de 2019
“Quando às calúnias que fazem contra mim abundantemente, não me causam pena, mas uma alegria muito grande no Senhor…” (Carta a D. José Caixal, 10 de março de 1865, em EC II, p. 864)
ÍNTEGRO NA ADVERSIDADE
“Bem-aventurados quando vos injuriarem por causa de mim” (Mt 5, 11). É uma parte central do sermão da montanha. Quem decide tomar a sério a causa de Jesus e sua mensagem tem que contar com incompreensões, ridicularizações, calúnias pela imprensa. A palavra de Deus é aguda e cortante, como espada de dois gumes (cf. Hb 4,12); é normal que venha a ser incômoda e possa criar desânimo e desgosto em pessoas que vivem retamente.
Diante da mensagem incômoda, em vez de acolher o chamado de Deus para a correção, pode aparecer a reação do endurecimento e a resistência, ou inclusive da violência verbal ou física contra o mensageiro. Aconteceu com Jesus e a numerosos seguidores seus ao longo da história e continua acontecendo hoje a muitos arautos do Evangelho ou que o testemunham com suas vidas. Mas as autênticas testemunhas reagem inclusive com alegria, sem vacilar, nunca devolvendo agressividade ou represálias.
Humanamente falando, as calúnias acovardam, convidam a voltar atrás. Mas o seguidor entusiasta de Jesus experimenta a alegria de assemelhar-se mais ao seu Mestre e Senhor e se sente estimulado a intensificar seu testemunho.
O Padre Claret, no programa de vida para seus Missionários, lhes diz que o Filho do Imaculado Coração de Maria “se compraz nas calúnias e se alegra nos tormentos” (Aut 494). No seu tempo de confessor real choviam sobre ele calúnias de todo tipo; a elegância espiritual com que viveu esta desagradável situação nós podemos percebê-la lendo seu livro autobiográfico Consolo de uma alma caluniada (Barcelona, 1864).
Qual é sua reação se alguma vez experimenta rejeição ou ridicularização ou outra forma qualquer de marginalização por viver e testemunhar o evangelho?
Tradução: Padre Oswair Chiozini.
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial