Claret Contigo – 15 de março
Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador
15 de março de 2020
“A capela do Santíssimo Sacramento e a mesa de comunhão de cada paróquia são o termômetro mais exato para conhecer os graus de caridade ou calor de amor e de devoção do povo. Quando, verbi gratia, o termômetro está um grau sobre zero, o tempo está frio; quando está a doze graus já é primavera e quando está a vinte e quatro, trinta, etc., já faz calor” (Carta ascética… ao presidente de um dos coros da Academia de São Miguel. Barcelona 1862, p. 29).
QUAL É A TEMPERATURA?
Com uma imagem muito plástica, nosso amigo Claret nos explica como adivinhar a temperatura ou o calor espiritual de uma paróquia. Há um termômetro que marca os graus de calor em proporção às pessoas que se aproximam do corpo do Senhor. São poucas? É inverno e faz frio. São muitas? É primavera florida. São a maioria dos fieis? É verão e faz calor, existe fervor em cada pessoa, nas famílias, nos grupos de Bíblia ou de oração, nos seminários e nas comunidades.
E, além disso, se inflama neste povoado ou cidade a inquietação apostólica, que é o desejo de contagiar os demais, de levar a Deus os que não o conhecem e irradiar a luz do Evangelho nos que não o leem, nem o escutam, nem o vivem, nem o colocam em prática com perseverança e decisão, até à santidade a que todos os batizados estão chamados a alcançarem.
Não nos peçam milagres, nem vida mística se navegamos no desleixo, na mediocridade, na frieza total, sendo geladeiras em vez de fornos inflamados pelo amor, com as brasas da caridade. Claret nos diz bem claramente que numa capela ou num templo onde não há gente que se aproxima da comunhão ou adoradores da Eucaristia existe um inverno perene. Ali não haverá nunca primavera florida nem, muito menos, verão tórrido. Pobres cristãos sem fé, ou só com uma vela que não ilumina nem esquenta.
Deus e a Igreja e o mesmo Claret continuam dando e pedindo o fogo de Pentecostes nos lugares e nas pessoas consagradas pelo batismo, pessoas santas que se inflamem e se convertam em tochas vivas em meio à noite deste mundo.
Examine detidamente qual é o grau de calor de seu coração. Arde sua alma em caridade fraterna e apostólica?
Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial