Claret Contigo – 15 de fevereiro
Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador
15 de fevereiro de 2020
“Procurávamos que no cárcere os presos aprendessem a ler, escrever, a religião e algum ofício. Assim no cárcere tínhamos uma porção de oficinas, porque a experiência ensinava que muitos voltavam ao crime porque não tinham ofício, nem sabiam como procurar o sustento honradamente” (Aut 571).
SERVIR A DEUS NOS MAIS NECESSITADOS
As palavras de Jesus continuam sendo uma exigência irrenunciável para os que levam o nome de cristãos: “Estive no cárcere e me visitastes”.
Jesus tomou sobre si as dores do mundo: o enfermo, o abandonado, o desprezado, o empobrecido, o faminto. Também o encarcerado. Ele era Deus realmente encarnado; e todas estas categorias e situações humanas, que somente aparecem nas paginas de violência da grande media, ou nem sequer nelas, são a condição em que vive a grande maioria dos habitantes do planeta.
Santo Antônio Maria Claret soube estar sempre do lado dos pobres, dos marginalizados, dos enfermos, dos pecadores… Os presos não foram a exceção. Já no noviciado da Companhia de Jesus, em Roma, ia semanalmente a pregar aos encarcerados (cf. Aut 165). Em Cuba cuidou para que os reclusos no presídio tivessem alguma formação e aprendessem algum ofício por meio de diversas oficinas (cf. Aut 571). Em Madri, visitava habitualmente os presos (cf. Aut 637).
O santo Arcebispo Claret não permaneceu fechado em sua cúria episcopal de Santiago de Cuba, mas saiu ao encontro das ovelhas perdidas, dos seres humanos que precisavam de ajuda. E em seus anos de Madri (1857-1868), não vivendo nos recintos dos palácios, não estava tão enjaulado como ele às vezes lamenta ou nós o imaginamos… Contava com suficiente liberdade, ele mesmo a exigiu como condição para aceitar o cargo de confessor real, para sair ao encontro dos mais necessitados.
Acompanhar um marginalizado, consolar um enfermo, visitar um encarcerado, é acompanhar, consolar e visitar a Jesus! Quanto tempo faz que você não se encontra com Ele?
Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial