Claret Contigo – 14 de janeiro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

14 de janeiro de 2020

“Todos os cristãos dos primeiros tempos da Igreja eram tão exemplares, que Tertuliano os chamava Compêndio do Evangelho; isto é, em sua conduta se revelava, compendiado e posto em prática, o mesmo Evangelho” (L’Egoismo Vinto. Roma 1869, p. 74, em EE p. 427).

EVANGELHO ENCARNADO NA VIDA

Desde pequeno Claret assistia a explicação do Evangelho. O ideal de vida com que sonhava era identificar-se com ele. E mirava sempre para onde se poderia realizar este ideal. Procurava nos Santos um modo concreto de realizá-lo. Na hora de julgar a conduta dos sacerdotes, os submetia à prova do estilo evangélico.
Claret conheceu as calúnias que circulavam contra os sacerdotes católicos e as anotava para ver se não havia algo de verdade nelas: “Que seria da religião católica se tivéssemos que julgá-la pelo procedimento da maior parte, para não dizer de todos os ministros? A degradação moral do Clero vai tocando o ápice. Aumenta de um ano para outro, de um dia para outro e de uma hora a outra… metidos em intrigas políticas e feitos uns egoístas se esquecem de completamente das palavras de seu divino Mestre, que diz: Meu reino não é deste mundo. Não estudam nem ensinam a moral… Não pregam o Evangelho e ocupam-se com os interesses de partidos políticos…” (Aut 730-731).
Contrastava esta conduta com seu estilo de conceber a mesma pregação: “O estilo que me propus desde o princípio foi o do santo Evangelho: simplicidade e clareza” (Aut 297).

Hoje a palavra de Claret poderia ser um chamado a viver segundo o Evangelho. Esta citação era dirigida aos sacerdotes; mas ao dirigir-se aos leigos insistia com eles sobre as mesmas ideias, sempre valendo-se de comparações, semelhanças, exemplos históricos verdadeiros; os demais eram tomados da santa Escritura. Havia observado que uma das coisas que mais chamava a atenção de todos, sábios e ignorantes, crentes ou descrentes, eram as comparações sobre coisas naturais” (Aut 297).

Natureza e Evangelho unidos podem ser os grandes inspiradores da nossa conduta.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial