Claret Contigo – 11 de janeiro

Todos os dias uma meditação sobre o nosso Padre Fundador

11 de janeiro de 2020

“Como sempre ia a pé, eu me juntava com os tropeiros e gente comum, a fim de poder falar com eles de Deus e instruí-los nas coisas de religião, e com isso eles e eu fazíamos sem perceber o caminho e todos muitos contentes” (Aut 461).

TODO MOMENTO É OPORTUNO

Quando Claret foi nomeado confessor real, se desafogou assim em uma carta a um amigo: “Eu, confessor da Rainha? Deixem-me para confessar os caipiras e os arrogantes, há outros que podem confessar Rainhas” (EC I, p. 1334s).
Claret esteve profundamente marcado pelo conhecido texto de Jesus “o Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu, e enviou-me a levar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 18). Meditou e escreveu repetidas vezes, fixando-se não só no envio e no caráter consolador da mensagem, mas também nos pobres como destinatários. Esta praxe de catequizar o povo simples, adotada em seus anos de Catalunha, continuou com ela também sendo Arcebispo em Cuba (1851-1857): “com a ajuda do Senhor cuidei dos pobres. Todas as segundas feiras do ano… reunia todos pobres do povoado em que me encontrava e… lhes dava a cada um uma moeda, mas antes eu mesmo lhes ensinava a doutrina cristã… O Senhor me deu um amor entranhável para com os pobres” (Aut 562).

A passagem autobiográfica que hoje meditamos nos deixa, juntamente com esta mensagem de amor aos pobres, a recomendação de aproveitar toda ocasião para evangelizar. Algumas vezes entre os seus propósitos de exercícios espirituais, formula Claret o de “não perder um minuto de tempo”. Tudo dedicou à evangelização, de modo que, quando teve que passar semanas de cama, por ocasião do atentado sofrido em Holguin (Cuba, 1856), se dedicou a criar novos métodos de apostolado; foi então que lhe veio a ideia de fundar a “Academia de São Miguel”, organização de leigos para a evangelização do mundo da cultura. Sua inquietação se orientava a cultos e incultos. Sempre fez honra ao seu lema episcopal “o amor de Cristo nos impele”; copiou de São Paulo (2Cor 5, 14), outro “louco” pela evangelização.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial