Claret Contigo – 10 de agosto
- By: Paróquia Imaculado Coração de Maria
- Posted on: 08/08/2020
- Comments are off
Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador
10 de agosto de 2020
“Com a roupa do meu uso pessoal levaram também a Bíblia que trazia comigo; eu pedi e me disseram: ‘bem’, mas a Bíblia nunca a vi até o momento em que tive que sair por causa da enfermidade, então me devolveram” (Aut 151).
UMA PROVA ÚNICA
Por que tiraram de Claret sua Bíblia no noviciado dos Jesuítas em Roma? Entrou no noviciado sendo já sacerdote e levava consigo sua Bíblia pessoal, de tamanho reduzido e letra pequena, que ele lia todos os dias. Mas os jovens noviços não tinham Bíblia pessoal. Seria notório o apreço de Claret pela sua Bíblia e o superior ou o formador lhe tiraram esta ‘singularidade’. Submetiam os noviços a provas de obediência, vida comum e desprendimento pessoal. E conta Claret que lhe doeu encontrar em sua cela ‘todos os livros de que precisava, menos a Bíblia’.
Esta privação da Bíblia deixou profunda marca em Claret, pois continua recordando o fato depois de 23 anos, quando redigia a Autobiografia. Talvez com isso Claret venha a ensinar algo mais que seu amor pela Palavra de Deus: o despojamento a que se submeteu enquanto procurava seu lugar na igreja. Certamente a ele aconteceu como a certos santos a quem, o mesmo Deus, de vez em quando, se ocultava, conduzindo-os pela secura do deserto a uma maior purificação interior.
Jesus de Nazaré não era escriba ou doutor da Lei, mas conhecia tão bem a Bíblia que até seus inimigos o reconheciam como Mestre. Na escola e no culto da sinagoga foi iniciado desde pequeno nas Escrituras. Diz o evangelho de Lucas que, cumpridos os doze anos, no templo de Jerusalém, deixou maravilhados os doutores por suas perguntas sobre temas religiosos (cf. Lc 2,46-47), e que, ao começar sua pregação na sinagoga de Nazaré, Jesus fez a leitura do profeta Isaías e assombrou os seus conhecidos com sua interpretação da passagem escolhida (cf. Lc 4,14-30).
Para nós, a pessoa e a causa de Jesus, Cristo e Senhor, é o coração de toda a Bíblia. Claret, em sua leitura da Bíblia, buscava apaixonadamente Jesus, os profetas que o anunciaram e os Apóstolos que o seguiram.
Que conhecimento temos nós da Bíblia e o que procuramos e encontramos nela?
Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial