Claret Contigo – Meditação Diária

Todos os dias uma meditação sobre nosso Padre Fundador

07 de dezembro de 2019

“A Santíssima Virgem Maria serviu-se do burrinho quando foi a Belém para dar à luz o seu Filho Jesus e quando foi para o Egito, fugindo de Herodes. Eu também me ofereço a Maria Santíssima para levar com gosto e alegria sua devoção e pregar sobre suas grandezas, suas alegrias e suas dores e ainda meditarei de dia e de noite sobre os santos e adoráveis mistérios”. (Aut 668,3).

CONSAGRAÇÃO MISSIONÁRIA A MARIA

Em Maria temos um modelo de missionária. Maria era jovem, era pobre e era uma mulher de um povoado perdido da Palestina. Era o protótipo dos excluídos e marginalizados; e, no entanto, justamente a ela lhe enviou Deus seu Anjo para dizer-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). Foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. E desde então, com seu ‘Sim’ confiante ao Pai, se converteu na primeira missionária que fez possível que Jesus se encarnasse em nosso mundo e assim despois fosse anunciado a muitas pessoas, por todos os rincões da terra.
Sua missão começou a partir do momento da Anunciação. Colocou-se em caminho e em atitude de serviço atendendo sua prima Isabel e proclamando que a misericórdia do Senhor chega a seus fieis de geração em geração (cf Lc 1,50). E assim foram outros momentos de sua vida: viajando a Belém, fugindo para o Egito, no silêncio de Nazaré, andando de aldeia em aldeia com Jesus, acompanhando e ajudando também aos discípulos, etc. Mas também esteve presente na dor da crucifixão do seu Filho, participou da alegria da sua Ressurreição e acompanhou os discípulos reunidos em seu nome.
Maria seguiu e anunciou a Jesus e acompanhou os discípulos desde sua simplicidade, sua valentia e sua fé. Por isso, Maria continuou estando presente na vida dos discípulos, na vida da Igreja, ao longo dos tempos. A devoção a Maria se estendeu por muitos povos. Ela é tida como mãe, mulher crente, protetora.
Sua imagem entranhável e próxima chega ao coração de cada homem e de cada mulher porque sabem que levar Maria em sua vida é aprender a confiar, como ela, que viveu como mulher simples e sempre concentrada em Deus, entregue à causa de Jesus. O povo tem a certeza de que Maria é o caminho seguro para chegar a Deus.

Que importância dou eu a Maria em minha vida? Vivo o espírito missionário em minha própria terra, na sociedade e nas circunstâncias onde me encontro hoje?

Tradução: Padre Oswair Chiozini.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial