Claret Contigo – 04 de janeiro

Todos os dias uma meditação sobre o nosso Padre Fundador

04 de janeiro de 2020

“Uma das causas principais que levam tantas almas ao inferno é o viver desordenadamente; por isso, os santos, e especialmente São Gregório Nazianzeno, acreditam seja tão importante e necessário uma regra de vida, que dizem ser o fundamento e a base dos bons ou maus costumes e, por conseguinte, a causa da salvação ou condenação” (Avisos a um sacerdote que acaba de fazer os exercícios de Santo Inácio. Vich 1844, p. 19)

PROJETO PESSOAL

“Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e o demais vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33). Ter claro o que pretendemos facilita estabelecer um horizonte para onde dirigir nossa vida. Sendo assim, se faz necessário planejar o caminho que vamos percorrer para alcançar o que nos propomos.
Cultivar a falta de sentido na vida nos conduz ao enterro e à perda dos talentos e dons com que Deus, por pura gratidão, nos tem enriquecido. Estabelecer metas definidas para a vida nos compromete traçar e percorrer um caminho. Assumir os compromissos da chamada de Deus implica exigências e disciplina desde a fidelidade.
O Padre Claret, quando dava exercícios espirituais a sacerdotes, nunca os despedia sem que tivessem elaborado um elementar plano de vida; às vezes consistia simplesmente num horário; mas mais frequentemente tinha as características de um “exame particular”. Este tinha um caráter ao mesmo tempo negativo e positivo: começava por tomar consciência do defeito “paixão dominante”, como se dizia então, para, desde aí, fixar alguns meios e algumas metas para sua superação. Implicava empregar um pouco de tempo diariamente na atenção ao problema (exame particular), e de renovação do desejo.
Pessoalmente, Claret levou durante muitos anos seu exame particular sobre a humildade; depois, uns dois anos, sobre a mansidão. Nos quatro últimos anos de sua vida concentrou-se sobre o amor de Deus.
Não se trata de prometeismo ou autossuficiência. Consta-se sempre com a graça; é realmente um ato de obediência à graça que nos vem ao encontro e conscientes sempre de que “todos os nossos empreendimentos são realizados por Ti” (Is 26,12).

Já elaborei e coloquei em prática um projeto pessoal de vida? Meu serviço apostólico é planejado? Tenho ideia clara sobre o que busco?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial