Claret Contigo – 04 de fevereiro

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

04 de fevereiro de 2020

“Desde o princípio me encantou o estilo de Jesus Cristo em sua pregação. Que comparações! Que parábolas! Eu me propus imitá-lo com comparações, semelhanças e estilo simples” (Aut 222).

COM JESUS COMO MODELO

Há muitos que atualmente preferem “seguir a moda” a “ter estilo”. Não é o mesmo, embora na linguagem coloquial se usem expressões como se fossem sinônimos. Não se trata de frases sinônimas simplesmente.

“Seguir a moda” se reduz a mimetizar externamente o que quase todos, ou a grande maioria, fazem, dizem, pensam ou vestem. É uma atividade superficial e de pouca conta; por isso sua existência é efêmera. Não há nada que passe tão velozmente como o estar na moda. Mas seu aspecto mais sombrio é que implica entregar-se a gostos alheios, anular a própria personalidade, eliminar o pessoal enquanto distinto e, como resultado, nivelação por baixo.

“Ter estilo” é outra coisa. Afeta o ser. Toca fundo. O estilo é este algo indefinido, mas real, que permite mostrar por fora uma beleza genuína que tem sua fonte, dentro. O estilo é inconfundivelmente pessoal. Não se repete, embora se contagie. É sedutor, embora inimitável. Não permite cópias. E não perde sua elegância, por mais que o tempo imponha sua lei.
Claret foi um “homem com estilo”. Aprendeu de Jesus. O Mestre de Nazaré penetrou nele muito mais profundamente que os desenhos de tecidos, aos quais Claret se dedicou com paixão e com êxito em sua juventude. O estilo de Claret se conformou imitando Jesus. Que tem Jesus que tanto consegue transformar? Desde criança e até a sepultura… Até depois inclusive!… Claret teve estilo. Inconfundivelmente missionário. Estilo que jamais passará de moda.

Podemos fazer uma parada no caminho diante destas palavras. E fazemos estas perguntas essenciais que somente poderemos responder se buscarmos a verdade. Quando olho para Jesus, que vejo? Quando os demais me olham, que veem? As respostas falarão, sem sombra de dúvidas, de “estilo”.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial