Oração do dia 21/02
- By: Paróquia Imaculado Coração de Maria
- Posted on: 21/02/2023
- Comments are off
Evangelho do dia comentado
21 de fevereiro de 2023
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho (Mc 9,30-37)
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo. (Gl 6,14)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário do Evangelho:
Coloque-se em último lugar e alcance o melhor em Deus
No Evangelho de hoje, Jesus, pela segunda vez, fala aos Seus discípulos sobre a Sua paixão, ou seja, diz a eles que deveria ser entregue nas mãos dos homens, que Ele seria morto, mas, depois de três dias de Sua morte, Ele ressuscitaria.
Jesus ensina que Seu caminho seria um caminho de sofrimento, de morte, mas que a Sua morte geraria vida, pois Ele ressuscitaria. Contudo, Jesus também percebe que no coração dos Seus discípulos existiam outras preocupações completamente contrárias à proposta do caminho de salvação que Ele lhes propunha.
Os discípulos estavam tomados pela rivalidade, pela busca do primeiro lugar. Queriam um lugar de destaque, de prestígio, visibilidade, ou seja, estavam tomados pelos sentimentos puramente humanos, contrários aos seguimentos de Jesus.
Segue verdadeiramente a Jesus quem se coloca no último lugar
E Jesus, como um bom formador, com toda paciência e amabilidade, senta-se, chama os Seus discípulos e lhes diz que, dentro da lógica do Seu seguimento, aquele que quiser ser o primeiro deve ser aquele que se coloca no último lugar e, se colocando no último lugar, deve ser aquele que serve a todos.
Seguir a Jesus Cristo é sair da lógica deste mundo e se colocar na lógica do Reino de Deus, onde aprendemos que o maior é aquele que serve. Quem quiser ser o primeiro deve ser o primeiro em servir, em acolher os pequeninos que são como as crianças que necessitam de amparo dos adultos.
Disputas, rivalidades por busca de prestígio e destaque não são coisas que combinam com o discipulado de Jesus Cristo. Na verdade, é justamente esse tipo de comportamento que nos impede de compreender que, quando aceitamos seguir Jesus, precisamos fazer exatamente como Ele fez: acolher o menor de todos, assim como Jesus acolheu.
Jesus pega essa criança, coloca-a no seu meio, para dizer justamente isto: Ele veio para acolher os pequenos, os menores, os simples e os humildes. Segue verdadeiramente a Jesus quem se coloca no último lugar, dando a própria vida para que o outro tenha a vida.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial