Oração do dia 07/01
- By: Paróquia Imaculado Coração de Maria
- Posted on: 05/01/2023
- Comments are off
Evangelho do dia comentado
07 de janeiro de 2023
Deus eterno e todo-poderoso, pela vinda do vosso Filho, vos manifestastes em nova luz. Assim como ele quis participar da nossa humanidade, nascendo da Virgem, dai-nos participar de sua vida no reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho – João 2,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
2 1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho”.
4 Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”.
5 Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”.
6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7 Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima.
8 “Tirai agora”, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10 e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”.
11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação.
Comentário do evangelho:
O PRIMEIRO SINAL
O milagre em Caná da Galileia foi um marco significativo no ministério de Jesus. Com ele, o Messias começava a dar cumprimento à missão recebida do Pai, em favor da humanidade.
A transformação da água em vinho simbolizou a chegada dos tempos messiânicos. O povo comparava a instauração do Reino de Deus com uma grande festa, caracterizada pela abundância de vinho. Em Jesus, o vinho novo do Reino estava sendo oferecido em abundância. E mais, oferecido gratuitamente, como prenunciava o profeta ao convidar o povo a beber vinho novo, sem pagar. A qualidade superior do vinho era também um detalhe importante. O Reino instaurado por Jesus não seria uma reedição mal-feita dos esquemas antigos. Ele não pretendia ser um reformador da religião. Antes, sua proposta tinha sabor de novidade, por se fundar no querer do Pai, sem as intromissões humanas tão comuns na prática religiosa daquela época.
A água era usada para as abluções rituais dos participantes da festa. No Reino instaurado por Jesus, a purificação para a festa seria feita pela prática do amor, e não com água. Por conseguinte, uma purificação do mais íntimo do coração, onde se dá o encontro da pessoa com Deus.
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial