Oração do dia 26/12 – Santo Estêvão
- By: Paróquia Imaculado Coração de Maria
- Posted on: 26/12/2022
- Comments are off
Evangelho do dia comentado
26 de dezembro de 2022 – Santo Estêvão
Ensinai-nos, ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos Santo Estêvão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho (Mt 10,17-22)
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz. (Sl 117(118),26a.27a)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário do Evangelho:
Persevere até o fim e será salvo por Deus
Estamos dentro das Oitavas de Natal e, hoje, portanto é Natal. E comemoramos o Natal desse mártir, o primeiro mártir da Igreja: Santo Estêvão.
Santo Estêvão foi eleito diácono juntamente com outros, para servir às mesas e também dar assistências às viúvas e órfãos, mas também Estêvão foi um grande pregador da Palavra de Deus.
É interessante lermos no seu relato, nos Atos dos Apóstolos, o relato da sua vida, verificando ali um grande pregador que imitou o Cristo pregador, mas que imitou o Cristo mártir. Ele pronunciou praticamente as mesmas palavras que o Cristo na cruz antes de ser martirizado. Ele entregou a vida pela causa de Cristo, por causa da verdade, por causa do Reino de Deus.
Jesus já havia profetizado para os Seus discípulos e para a multidão a respeito daqueles que O seguissem, que iriam sofrer, seriam levados aos tribunais, seriam açoitados, seriam levados diante de governadores e reis, mas seria uma oportunidade para dar testemunho do Reino e de Cristo.
Se perseverarmos até o fim, receberemos a coroa da glória
Aqueles que seguem Cristo não têm vida fácil. Aqueles que seguem Nosso Senhor passarão por provações, tentações, dificuldades e perseguições. Faz parte daquele que é cristão passar por maus bocados, de vez em quando ou sempre, por causa de Cristo, por causa da verdade que é Cristo, por causa do Evangelho.
Depois, o Senhor disse para consolar: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Estêvão perseverou até o fim, foi perseguido, foi colocado diante dos tribunais, mas ele não negou Cristo. E chegou num dado momento que não suportavam até mesmo aquilo que Estêvão dizia e começaram a apedrejá-lo.
Machucaram sim o seu corpo, mas não atingiram a sua alma, porque Estêvão estava completamente em Deus. E porque estava completamente em Deus, unido a Nosso Senhor, sofreu no corpo, mas não sofreu na alma. Entregou a sua vida a Deus, mas perseverou até o fim. E ele viveu o seu Natal, Natal de entrar na glória de Deus, de nascer para Deus.
Meus irmãos, vamos desejar, de todo o nosso coração, também ter o nosso nascimento definitivo em Cristo Jesus, vivendo uma vida santa, uma vida de comunhão com Deus e uma vida testemunhando em cada situação que vivermos, testemunhar Jesus Cristo.
Se nós perseverarmos até o fim, receberemos a coroa da glória, receberemos o Céu e a eternidade. Persevere até o fim!
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
About Author
[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial