Oração do dia 16/12

Evangelho do dia comentado

16 de dezembro de 2022

Nós vos pedimos, ó Deus todo-poderoso, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda do vosso Filho, possamos obter a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho – João 5,33-36

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde visitar-nos, ó Senhor, em grande paz e segurança, para que nos alegremos ante vós com reto coração!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 5 33 “Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.

34 Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos.

35 João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz.

36 Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou”.

Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho:

A LUZ PROVISÓRIA

Por maior que tivesse sido João Batista, seu testemunho da verdade, mesmo válido, era provisório. Afinal, estava na dependência de um. Outro, o Pai, e apontava para um Outro, o Messias. O testemunho definitivo seria dado por este Outro. Além disso, sua atuação estava bem delimitada no tempo. À chegada do Messias, podia dar por encerrada a sua missão.

Era preciso dar um passo adiante, sem se deixar encantar com o clarão representado por João Batista. A luz verdadeira já havia despontado, o Messias Jesus.

Diferentemente do Precursor, o testemunho de Jesus procede diretamente do Pai. E se realiza, não apenas por meio de palavras, mas também pelas obras que realiza. São elas que apontam para o caráter divino de sua messianidade e dão credibilidade às suas palavras. Nelas é possível perceber como o Pai, em sua bondade imensa, empenha-se em salvar a humanidade, conduzindo-a pelos caminhos do amor e da verdade.

Portanto, é sensato dar ouvidos ao testemunho de Jesus e deixar-se guiar por ele. Sem esta decisão, a pessoa corre o risco de se pôr à margem do projeto de Deus.

Os judeus, por sua vez, pouco se importavam com o testemunho de João Batista e o de Jesus. Faltava-lhes uma vontade resoluta de abrir mão de seus esquemas e aderir, com sinceridade, ao desígnio de Deus.

Fonte: Dom Total.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial