Claret Contigo – 31 de maio

Todos os dias uma meditação sobre as palavras do nosso Padre Fundador

31 de maio de 2020

“Oh! Coração de Maria, frágua e instrumento do amor, inflamai-me no amor de Deus e do próximo!” (Aut 447).

NA FRÁGUA DE MARIA

O Padre Claret teve uma especial devoção ao Coração de Maria; fundou as Filhas do Coração de Maria ou “Religiosas em suas casas” (hoje Instituto Secular da ‘Filiação Cordimariana’) e os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Onde missionava deixava a Arquiconfraria do Coração de Maria. Em uma igreja de Vic colocou o coração na imagem de Nossa Senhora do Rosário. Parece que nele influíram notavelmente os “Anais da Arquiconfraria do Coração de Maria” que funcionava em uma importante igreja de Paris dedicada a Nossa Senhora das Vitórias.

Mas Claret a estas influências externas dá sempre uma marca pessoal. Ao falar do ‘Coração de Maria’ tenta entrar na sua interioridade, tendo em consideração o sentido bíblico da palavra coração e o que nos dizem os evangelhos com respeito a Maria: “Ela conservava todas estas coisas meditando-as em seu coração” (Lc 2, 19.51).

O coração ‘bíblico’ é a sede de toda a interioridade de uma pessoa, também da sua vida afetiva, por certo. Claret contempla o Coração de Maria como uma frágua, um lugar de amor ardente. Vê Maria como a pessoa que mais amou Jesus e mais se identificou com seu projeto, apaixonada pelas coisas de Deus e preocupada com o próximo, como nas bodas de Caná; e não pode deixar de pedir que participem deste fogo interior, para inflamar com este mesmo ‘calor’ as causas que lhe eram caras.

Claret não perde de vista aquela expressão de Jesus “eu vim trazer fogo para a terra, e gostaria que estivesse já ardendo” (Lc 12, 49). Mas há uma diferença de significado; em Jesus eram palavras de ‘juízo’ ou de transformação apocalíptica do mundo e da história. Em Claret significam um contágio generalizado de caridade, de amor a Deus e aos demais; e vê em Maria aquela que pode inflamar assim os corações.

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial