Claret Contigo – Meditação Diária

Todos os dias uma meditação diária do nosso Padre Fundador

31 de dezembro de 2019

“O estilo que me propus desde o princípio foi o do santo Evangelho: simplicidade e transparência” (Aut 297).

ATENÇÃO AOS OUVINTES

Estamos vivendo uma época de muitas mensagens; estas chegam a nós de todas as partes. É a era de hiper-comunicação. Talvez o que mais abundam são as pequenas mensagens de texto que nos chegam diariamente desde o telefone celular. Para o nosso dia a dia precisamos de mensagens ágeis e práticas que nos orientem, nos expressem sentimentos, nos enviem notícias e, enfim, encham nossos vazios.
O estilo de comunicação que cresce nos nossos dias é o da imagem, do som e da mensagem que atinja nossos sentidos. A abstração, a erudição ou as formas de raciocínio rigoroso ficam reservadas a grupos reduzidos de pessoas. Nos primeiros anos de escola, também os docentes constatam que para motivar o aprendizado deve multiplicar e articular diversas técnicas e não basta transmitir informação.
O âmbito da linguagem tem hoje uma importância altamente significativa; no âmbito formativo e de transmissão de mensagens é óbvia a escolha consciente da linguagem que se deverá empregar.
Pois bem, Jesus em sua época se destacou por utilizar a linguagem e as figuras da vida cotidiana com o fim de fazer acessível nada menos que o Mistério da salvação, adequando-o à capacidade dos ouvintes (cf. Mc 4,33). No entanto, em diversas etapas da história, os cristãos esqueceram-se desta prática de Jesus, pretendendo comunicar-se com linguagem distante da simplicidade e clareza do Evangelho. É uma tarefa urgente recuperar estas chaves de linguagem, às vezes muito simbólica, mas não críptica, para chegar ao coração das pessoas do nosso tempo.

Pensando no modo e na linguagem em que nós assimilamos a fé, que desafios percebemos ao nosso redor para sua transmissão?

Tradução: Padre Oswair Chiozini,cmf

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial