171 anos – Fundação da Congregação dos Missionários Claretianos

16 de julho de 1849

171 anos em 2020

“Hoje damos início a uma grande obra.” (Claret)

No dia 16 de julho de 1849, em Vic na Catalunha – Espanha, foi fundada por Santo Antônio Maria Claret e mais 5 companheiros, a Congregação dos Missionários Claretianos.

“Antonio Claret nos disse que ser um filho do coração de Maria é um caminho, um caminho espiritual para o cume. Nossa identidade é itinerante. Você não é filho do Coração de Maria de uma só vez. Isso é um projeto, um caminho, um caminho de espiritualidade.” (Meditação antes da Célula da Fundação José Cristo Rey Garcia Paredes -Vic, 16 de julho de 1999.)

Você pode encontrar um pouco mais da história da fundação acessando: http://claret.org.br/p/claretianos/origem-e-fundacao

Contamos com as vossas orações, para que o Senhor envie mais Missionários, pois a messe é grande e precisa de operários.


No dia 16 de julho de 1849, reunidos no seminário, com a aprovação do bispo e do reitor, iniciamos, nós sozinhos, o retiro espiritual, com todo rigor e fervor. 340 Como justamente nesse dia se comemora a festa da Santa Cruz e de Nossa Senhora do Carmo, tomei como tema da primeira prática as palavras do Salmo 22,4: Virga tua et baculus tuus ipsa me consolata sunt (Tua vara e teu cajado me consolarão), frisando a devoção e a confiança que devemos ter na Santa Cruz e em Maria santíssima, além de aplicar o salmo a nosso objetivo. 341 Saímos desse retiro muito fervorosos, resolvidos e determinados a perseverar. Graças a Deus e a Maria Santíssima todos perseveraram muito bem. Dois morreram e se acham neste momento na glória celeste gozando de Deus e do prêmio de seus trabalhos apostólicos e intercedendo por seus irmãos. (Autobiografia 490)

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial