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Oração do dia 19/05

Amparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ofício das Leituras – Liturgia das horas

Segunda Leitura
Dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella

(Sermo 42: PL 194,1831-1832) (Séc.XII)

O primogênito de muitos irmãos

Como a cabeça e o corpo formam um só homem, assim o Filho da Virgem e seus membros
escolhidos formam um só homem e um só Filho do homem. Cristo completo e total, como diz a
Escritura, é cabeça e corpo. Com efeito, todos os membros juntos constituem um só corpo que,
unido à sua cabeça, forma um só Filho do homem. Este, pela sua união com o Filho de Deus,
forma um só Filho de Deus, o qual, pela sua união com Deus, forma um só Deus.
Consequentemente, todo o corpo com a cabeça é Filho do homem, é Filho de Deus, é Deus. Por
isso se diz no Evangelho: Quero, Pai, que assim como eu e tu somos um, também eles sejam um
em nós (cf. Jo 17,21).

Vemos que, segundo esse famoso texto da Escritura, não existe o corpo sem a cabeça nem a
cabeça sem o corpo; nem Cristo total, cabeça e corpo, sem Deus.

Tudo isto, portanto, pela sua união com Deus é um só Deus. O Filho de Deus, porém, está
unido com Deus por natureza. O Filho do homem está unido como Filho de Deus numa só
pessoa; por sua vez, os membros do seu corpo estão unidos comele sacramentalmente.

Por conseguinte, os membros fiéis e espirituais de Cristo, podem afirmar de si, com toda
verdade, aquilo que ele é, até mesmo Filho de Deus e Deus. Mas o que ele é por natureza, os
membros são por participação. O que ele é em plenitude, os membros são parcialmente. O que
o Filho de Deus é por geração, os membros são por adoção, como está escrito: Recebestes um
espírito de filhos adotivos, no qual todos clamamos: Abá – ó Pai! (Rm 8,15).

Este Espírito deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus (Jo 1,12), para que o
primogênito de muitos irmãos pudesse ensiná-los a dizer: Pai nosso que estais nos céus (Mt
6,9). E noutro lugar: Subo para junto do meu Pai e vosso Pai (Jo 20,17).

Pelo Espírito Santo, o Filho do homem nasceu da Virgem Maria como nossa cabeça; pelo
mesmo Espírito, nós também renascemos na fonte batismal como filhos de Deus e membros do
corpo de Cristo. E assim como ele nasceu livre de todo pecado, também nós renascemos pela
remissão de nossos pecados.

Assim como na cruz ele tomou sobre seu corpo de carne os pecados de todo o corpo, do mesmo
modo, pela graça da regeneração, concedeu ao seu corpo espiritual que não lhe fosse atribuído
nenhum pecado, como está escrito: Feliz o homem a quem o Senhor não acusa de pecado (Sl
31,2). Este homem feliz é, sem a menor dúvida, Cristo: enquanto cabeça do Cristo místico é
Deus e perdoa os pecados; enquanto cabeça do corpo, é o Filho do homem, nada tendo que se
lhe deva perdoar; e enquanto o corpo da cabeça é formado por muitos, nada se lhe atribui.

Ele é justo em si mesmo e justifica-se a si mesmo. Ele próprio é Redentor e redimido. Tomou
sobre seu corpo, na cruz, os pecados daquele corpo que ele purifica por meio da água do
batismo, e continua salvando pela cruz e pela água. Ele é o Cordeiro de Deus que tira, que
carrega o pecado do mundo (Jo 1,29). Ele é ao mesmo tempo sacerdote e vítima do sacrifício.
Ele é Deus que, oferecendo-se a si mesmo, por si reconciliou-se consigo mesmo, com o Pai e
com o Espírito Santo.

Fonte: Liturgia das Horas.

Sobre o autor

Paróquia Imaculado Coração de Maria

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