Oração do dia 17/09

Liturgia das Horas – Segunda-feira

 

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ofício das Leituras – Liturgia das horas

Segunda Leitura
Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo

(Sermo 46,3-4: CCL 41,530-531) (Séc.V)

Pastores que se apascentam a si mesmos

Vejamos, portanto, o que aos pastores que se apascentam a si mesmos, não as ovelhas, diz a

palavra divina que não adula a ninguém: Eis que bebeis o leite e vos cobris com a lã; matais as

mais gordas e não apascentais minhas ovelhas. Não fortalecestes a fraca; não curastes a

doente; não pensastes a ferida, não reconduzistes a desgarrada e não fostes em busca da que

se perdera; tratastes com dureza a forte. E minhas ovelhas se dispersaram, por não haver

pastor (Ez 34,3-5).

Começa por dizer que é que apreciam e o que descuidam aqueles pastores que se apascentam a

si, não as ovelhas. Que apreciam? Bebeis o leite, vos cobris com lã. Diz o Apóstolo: Quem

planta uma vinha e não se alimenta de seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se serve

do leite? (1Cor 9,7) Entendemos por leite do rebanho tudo quanto o povo de Deus dá ao bispo

para sustento da vida terena. Era o que queria dizer o Apóstolo com as palavras citadas.

Embora preferisse viver do trabalho de suas mãos, sem esperar, nem mesmo o leite das ovelhas,

o Apóstolo, no entanto, declarou ter o direito de recebê-lo, e ter o Senhor determinado que

vivam do Evangelho aqueles que anunciam o Evangelho (cf. 1Cor 9,14). E acrescentou que os

outros apóstolos usavam deste direito, não usurpado, mas concedido. Mais fez ele, por não

querer receber o que lhe era devido. Dispensou a dívida, mas não era indevido aquilo que outros

aceitaram; ele fez mais. Talvez o prefigurasse aquele que, ao levar o ferido à estalagem, dissera:

Se gastares mais, pagar-te-ei ao voltar (Lc 10,35).

Daqueles, pois, que não precisam do leite das ovelhas, que diremos ainda? São misericordiosos,

ou melhor, com liberalidade maior cumprem seu ofício de misericórdia. Podem, e o que podem,

fazem. Elogiemos a estes sem condenar os outros. Este mesmo Apóstolo não procurava

presentes. Desejava com ardor que fossem fecundas as ovelhas, não estéreis, sema riqueza do

leite.

Fonte: Liturgia das Horas.

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.