“O Senhor fez em mim maravilhas”

Pedimos ao nosso Diácono Michael Ivo da Silva Oliveira, cmf que nos concedesse um texto falando sobre sua vocação e como foi sua experiência durante estes anos no seminário.

O Diácono Michael será ordenado padre na cidade de Trapiche – Maceió/AL no próximo dia 30 de janeiro de 2016. Veja AQUI seu convite.

Segue o texto:

“Ao finalizar o tempo de formação na Congregação Claretiana em preparação ao ministério presbiteral, posso afirmar com toda certeza que o Senhor fez grandes maravilhas em minha vida durante todo período formativo. Se hoje estou às vésperas de minha ordenação presbiteral é por obra e graça de Deus.

Finalizo mais uma etapa de minha vida com o coração sinceramente agradecido a Deus e a todas aquelas pessoas que Ele colocou em meu caminho e de uma forma ou de outra contribuíram para que eu me tornasse uma pessoa melhor.
Tenho certeza que este tempo formativo foi de grande valia na minha vida; período este de muitas alegrias e sorrisos, e também de tristezas e desilusões, mas sempre conduzido por Deus.

Ao chegar onde estou não posso deixar de olhar a minha caminhada e em especial o meu processo vocacional que vem sendo cultivado desde minha infância. Lembro com muito carinho o tempo que eu era acólito na Paróquia de São José em Maceió, dos trabalhos realizados na comunidade nossa Senhora da Guia, das atividades desenvolvidas na equipe de liturgia e de tantas outras atividades que me fizeram cada vez mais sentir o chamado de Deus para consagrar minha vida ao seu serviço no ministério presbiteral na Congregação dos Filhos do Imaculado de Maria (Missionários Claretianos).

Mas foi um acontecimento impar que me deu coragem de tomar a decisão de começar um processo de discernimento vocacional com os Claretianos. Certo dia fui convidado por um padre Claretiano (Pe. Janivaldo) para fazer uma experiência de missão. No primeiro momento resisti, mas depois aceitei e fui. Essa vivência missionária mexeu comigo a ponto de que, quando voltei da missão, procurei o acompanhante vocacional dos Missionários Claretianos para fazer um discernimento. A vivência da missão me fez perceber que Deus me chamava para ser alguém voltado para evangelizar levando Jesus aos homens e mulheres deste mundo. Deus não apareceu e me disse que eu deveria ser missionário, mas Ele fez com que eu percebesse através de uma experiência em minha vida que Ele me chamava para consagrá-la ao serviço do evangelho.

Hoje olhando toda minha caminhada só tenho a agradecer a Deus por todos os lugares que passei, por cada pessoa que passou em meu caminho, por cada sorriso que dei e recebi, por cada palavra amiga, pela vida partilhada em Batatais/SP, Cochabamba/Bolívia, Curitiba/PR, Pinhais/PR, Goianésia/GO e tantos outros lugares.

Ao pensar no futuro, peço ao Senhor da vida e da vocação que me ajude a ser fiel ao compromisso assumido com Ele. Que a cada dia de minha vida eu renove o meu sim à vocação recebida e que minha vida seja um verdadeiro dom a serviço de Deus, da Igreja e da Congregação. Que eu responda com generosidade à missão que a Província Claretiana do Brasil me delegou: exercer o meu ministério sacerdotal na Paróquia Santo Antônio Maria Claret em Paranatinga/MT, como vigário paroquial.

Acredito que quando descobrimos realmente a nossa vocação somos pessoas felizes e fazemos os outros felizes. Que bom seria se todas as pessoas acertassem em sua vocação! Tenho certeza que o mundo seria muito melhor e as pessoas viveriam mais felizes e repletas do amor de Deus. Hoje olhando minha história vocacional posso dizer assim como Jeremias “Seduziste-me, Senhor; e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7). É necessário deixar-se conduzir pela vontade de Deus e escutar sua voz que fala ao nosso coração. Peço todos os dias a Deus a Graça da perseverança e da fidelidade, pois assim como fala o salmo 99 “servi ao Senhor com a alegria”, eu desejo servir ao Senhor nos irmãos toda minha vida, sempre com amor e alegria. Que eu renove a cada dia o meu sim a Deus para nunca me deixar conduzir por outras vozes, cultivando a minha vocação, pois ela é preciosa e deve ser cultivada.

Para isso, conto com as orações de cada amigo e irmão na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e afirmo que vocês podem contar com as minhas orações e amizade sempre. Um até breve…”

No Coração de Maria,
Diác. Michael Ivo, Cmf.

Agradecemos pela sua ajuda e trabalho pela Congregação dos Missionários Claretianos e desejamos força e muitas bênçãos na sua nova caminhada, Diácono Michael. Conte com as nossas orações!

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.