Movimento de Leigos Claretianos promove encontro em Curitiba

Aconteceu, no Sábado, 3 de novembro de 2018, no auditório da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Curitiba, um encontro do Movimento de Leigos Claretianos que atuam nas paróquias claretianas de Curitiba e de Pinhais, no Paraná. O evento foi uma iniciativa dos próprios leigos claretianos e visou promover uma reflexão a respeito da figura do cristão leigo na Igreja. O evento acontece no momento o qual nos aproximamos do encerramento do “Ano do Laicato” instituído pela Conferência Nacional do Bispos do Brasil.

Sob a animação do ministério de música “Anjos de Deus” da Paróquia de Nossa Senhora da Luz de Pinhais, o encontro contou com a presença de vários leigos claretianos e do Superior Provincial dos Missionários Claretianos no Brasil, Pe. Marcos Aurélio Loro, cmf, que falou sobre o carisma claretiano, destacando alguns traços carismáticos que devem existir na missão exercida pelos Filhos do Imaculado Coração de Maria. Ainda pela manhã, os participantes foram introduzidos ao tema do laicato pelo Pe. Alceu Luiz Orso, cmf, que fez um apanhado histórico a respeito do leigo, na Igreja, a partir do Concílio Vaticano II, valendo-se, também, de alguns escritos papais e do Documento 105 da CNBB, que trata da participação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. O religioso apresentou, ainda, a maneira que o tema “leigo” aparece nas Sagradas Escrituras, especialmente, nos Evangelhos.

Na parte da tarde, os estudantes claretianos do Teologado de Curitiba, Wailson Francez, Diêmes Araújo e Diego Lélis, destacaram o papel do leigo claretiano dentro da Congregação. Para tanto, utilizaram-se de documentos conciliares e pós conciliares, como, também, de trechos de quatro Capítulos Gerais. Eles, ainda, relataram algumas de suas experiências missionárias com os leigos e compartilharam testemunhos de leigos claretianos que atuam em frentes de missão, juntamente, com missionários claretianos em Potosí, na Bolívia. Em seguida, Pe. Nilton César Boni, cmf, falou dos desafios em se construir uma paróquia de identidade vocacional a partir de uma “cultura vocacional” que não condiz em se fixar em crises, tampouco, de um saudosismo do passado, mas lançar um olhar para frente dentro da ótica de uma nova evangelização. O religioso chamou a atenção para o fato de que a animação vocacional tem que ser uma ação permanente da Igreja, e, que, por isso, um agente pastoral – presbítero ou leigo – deve saber que todas as iniciativas pastorais são essencialmente vocacionais.

Para o responsável do Movimento de Leigos Claretianos de Curitiba, Alex Luiz Genari, só pelo fato do encontro ter proporcionado uma vivência da espiritualidade iniciada por Santo Antônio Maria Claret já é algo bastante louvável. “Toda partilha envolvendo leigos e missionários que comungam do carisma claretiano, certamente, contribui para aproximarmos cada vez mais daquela realidade desejada por Claret”, completa Genari.

Ao final do evento, os participantes se dirigiam até o interior da igreja para participarem de um momento de oração com cânticos de Taizé conduzido pelo Pe. Eguione Nogueira, cmf e por músicos da Paróquia do Imaculado Coração de Maria.

Por Hércules A. Werneck, postulante

Algumas fotos do encontro por Hércules:

About Author

Paróquia Imaculado Coração de Maria

[email protected] Avenida Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças - Curitiba/PR (41) 3224.9574 - Secretaria Paroquial

One Comment

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.